AVENTURAcomBR

Viva Aventuras, Viagens, Experiências Extraordinárias ao Redor do Mundo e Além!

AVENTURASDESTAQUEENTREVISTASESPORTES & EQUIPAMENTOSPALESTRAS

MERGULHO DO OUTRO LADO DO MUNDO

Você imagina começar a empreender no Japão há mais de 30 anos? Ou ainda, começar uma atividade esportiva como negócio em outro país? Nos dias atuais é um pouco mais fácil pois, com a globalização, principalmente a internet para divulgar seu trabalho, ajuda bastante, mas botar este sonho de pé na década de 90 era para poucos… A estratégia do casal Vera e Yuri Sanada foi divulgar seus sonhos em jornais e revistas impressas e bater de porta em porta.

Em 1990 os dois se mudaram para o Japão em busca das origens dos avós de Yuri e foram e da prosperidade no país do sol nascente. Chegando lá, tiveram a sorte de encontrar com parentes que os ajudaram nos primeiros meses. Trabalharam em fábricas, como todo dekasseki, mas funcionar como mão-de-obra barata não era para a dupla de aventureiros. Como é preciso contrato com alguma empresa japonesa no país para terem visto, encararam como oportunidade uma indústria de máquinas copiadoras durante cinco meses. 

Matéria na Revista Náutica.

Em seguida, Yuri começou a dar aulas de inglês para brasileiros e Vera a vender produtos levados daqui para lá. Montaram uma van com prateleiras, pegaram objetos consignados de uma importadora e procuravam os conterrâneos para vender à noite, quando chegassem de seus empregos. Andavam pelos prédios e, quando viam roupas no varal que identificavam ser de brasileiros, batiam na porta na maior cara de pau… Formaram uma vasta freguesia, que passou até a fazer encomendas. Daí surgiu a oportunidade de divulgar as aulas de inglês, ampliar o faturamento, começar um curso de mergulho- já que tinham uma certificação NAUI- e formar vários brasileiros que tinham o desejo adormecido de desfrutar deste prazer. Lá se foram quase quatro anos e mais de 100 alunos capacitados… Estamos falando de 1993… Vera e Yuri com menos de 30 anos de idade…

Como o inverno no Japão é muito rigoroso, eles precisaram achar uma solução para não pararem com as atividades aquáticas e conseguirem pagar as contas. O Japão é um país bem caro! Foi aí que fizeram acordo com uma operadora de mergulho nas Filipinas. Em cinco horas chegavam e faziam um mergulho noturno numa ilha deslumbrante, a Puerto Galera. Antes de embarcarem, com uma estação de esqui a uma hora de casa, no estado de Gunma Ken, aproveitavam para levar o pessoal para mais uma atividade esportiva e ganhar um dinheiro. Em seguida, trocavam de roupa e seguiam para o aeroporto. Um casal nada convencional, sempre em busca de qualidade de vida!

Para saber mais sobre essa história, leia a matéria sobre como a dupla empreendeu no Japão com a Escola ProfundoScubaDiving! Quer ter mais detalhes sobre como ousar e enfrentar o medo do desconhecido? Contrate uma palestra para seu time de colaboradores! Contatos:

http://www.palestras.aventura.com.br/?_ga=2.102586753.1078535017.1675175715-848677032.1668864712

Deixe um comentário