Descendentes do Quilombo do Bracuí participam de buscas por navio escravagista
Um dream team de arqueólogos, mergulhadores, professores, historiadores, produtores audiovisuais e educadores trabalha na busca do navio escravagista Camargo, que naufragou em 1852, em Angra dos Reis. É um resgate histórico que conta com a participação de diversos membros do Quilombo Santa Rita do Bracuí, localizado na cidade, que mantiveram esta história viva por tradição oral por 170 anos.
Participam das buscas a equipe da Aventuras Produções, com participação direta dos mergulhadores Vera e Yuri Sanada; Gilson Rambelli, Doutor em Arqueologia Subaquática, Instrutor de Mergulho NAUI, autor de artigos científicos e alguns livros, pioneiro da Arqueologia Subaquática no Brasil, Professor da Universidade Federal de Sergipe, coordenador científico geral do projeto e do Laboratório de Arqueologia de Ambientes Aquáticos (LAAA); Luis Felipe Freire Dantas Santos, Bacharel em História, Doutor em Arqueologia, Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual, mergulhador científico e coordenador das atividades subaquáticas; Julio Cesar da Silva Marins – Bacharel em Arqueologia e coordenador das pesquisas sobre o naufrágio do Camargo; Martha Abreu, Professora, Historiadora, professora titular do Programa de Pós-Graduação em História e do Instituto de História da UFF, pesquisadora do LABHOI/UFF e coordenadora dos trabalhos de História do projeto e Marilda Sousa, liderança do Quilombo Santa Rita do Bracuí, Educadora e Mestre dos Saberes Tradicionais, entre muitos outros envolvidos direta ou indiretamente.
A busca pelo naufrágio do brig Camargo é parte do documentário que a Aventuras Produções está em busca de captação de recursos com importantes parceiros internacionais. O documentário contará a história do único traficante de escravos condenado e enforcado no mundo, o capitão americano Nathaniel Gordon, executado em 1862, nos Estados Unidos.
A mesma história será abordada no longa-metragem narrativo BLACKBIRDER, que contará como o capitão Gordon se tornou um símbolo da luta do presidente americano Abraham Lincoln para terminar com o tráfico ilegal de escravizados por seus conterrâneos. Este filme é muito significativo para o momento em que o mundo está vivendo, com diversos movimentos nacionais e internacionais em luta por mais igualdade e justiça racial.
Nathaniel Gordon se tornou capitão do mar e se envolveu no comércio ilegal de seres humanos negros. Embora a escravidão ainda fosse legal nos Estados Unidos, era proibido levar escravos da África para as Américas e os americanos se envolverem com esta prática nefasta em qualquer lugar do mundo. No entanto, a maioria dos navios negreiros era financiada e navegava a partir de Nova York, o centro não-oficial de escravidão nas Américas. Como muitos outros capitães americanos, Gordon ganhava a vida navegando para a África com objetivo de contrabandear nativos para Cuba ou Brasil. Em sua primeira viagem, em 1851, ele roubou o navio Camargo e navegou para Moçambique para trazer 500 africanos para o Rio de Janeiro.
Depois de descarregar sua triste carga, o capitão Gordon afundou o navio e se vestiu de mulher para fugir para Nova York. Nessa época, o jovem Abraham Lincoln começou a se envolver na política americana, o que o levaria a concorrer à presidência anos depois. Depois de mais algumas viagens, Gordon foi capturado na costa da África, comandando o navio negreiro Erie com 970 africanos a bordo, e levado para Nova York. Embora contra a lei por décadas nos Estados Unidos, nenhum traficante de escravos havia sido punido severamente, uma vez que grande parte da economia de Nova York e dos estados do sul dependia do trabalho escravo. Como o governo era corrupto, o capitão Gordon tinha certeza de que seria libertado em breve, mas algo inédito aconteceu. Abraham Lincoln tornou-se presidente dos Estados Unidos e declarou que acabaria com o tráfico de pessoas de uma vez por todas.
Uma batalha legal suja ocorreu, enquanto os ricos comerciantes de Nova York que investiam em escravos sentiam seus impérios ameaçados. Uma vítima dessa situação foi Elizabeth, a jovem esposa do capitão Gordon, que não sabia nada sobre suas atividades ilegais, e, de repente, foi arrastada para esse pesadelo. Embora tivesse repulsa por seus atos, ela permaneceu fiel ao marido, tentando encontrar um caminho para sua liberdade. Apesar de tudo isso, Gordon se tornou o primeiro e único comerciante de escravos condenado e enforcado nos Estados Unidos, talvez no mundo. Isso mudou o jogo na luta contra a injustiça racial. Através da vida de Lincoln, Gordon e Elizabeth, esta história põe em cheque o triste período da história americana até a trágica Guerra Civil. Será um filme forte, alinhado às tendências revisionistas de Hollywood. O longa-metragem é reforçado pelas pesquisas arqueológicas e históricas que trarão à tona a história do brigue Camargo.
Participe dessa inovadora expedição como investidor ou patrocinador! Entre em contato com a nossa equipe!
Mais informações no site http://produtora.aventura.com.br/blackbirder.