Desafio Fenício- Episódio 2. Do Egito ao Iêmen! Emoção no mar no mundo árabe. Navegando ao redor da África.
Passagem por Londres no final de 2008.
A caminho do encontro com o barco da Expedição Phoenicia, Yuri Sanada passa um dia em Londres, para reunião com pessoal da organização e para buscar equipamentos para viagem.
Em Londres fui ciceroneado por minha prima Marcia Sanada. Ela mora em Londres a quase duas décadas, e, segundo seu marido Sydney, conhece melhor que ele esta cidade, que pode ser considerada uma das capitais do mundo. Aqui Marcia está em frente a outdoor de propaganda da Embratur, no metro de Londres.
Alice Chutter, gerente geral da expedição. Como a sede da empresa Ocean Ventures fica no interior, marcamos encontro na estação Waterloo. Além de pegar equipamentos extras para levar para o barco, acertamos alguns detalhes da produção do documentário da expedição. O resto do dia foi destinado a comprar os equipamentos que usaremos, como carregadores de energia solar, e HDDs para armazenar as filmagens e para enviar material para a televisão no Brasil.
No final do dia, embarquei no aeroporto de Heathrow em direção a Amman, na Jordânia, para encontrar outro membro da Expedição, Alan Robinson, vindo da Austrália, e de lá outro avião para Aden, no Iêmen.
Roteiro de filme de Ação?
No interior do Brasil ele deixa o local da construção da Casa Orgânica, um projeto de pesquisa de sustentabilidade, pioneiro e vital para moradias no futuro. Ele voa para Londres, onde fica apenas 27 horas, tempo necessário para o “briefing” dos detalhes da próxima missão com a central inglesa, e pegar equipamentos eletrônicos avançados (como uma bateria solar do tamanho de um celular que carrega qualquer aparelho de comunicação).
Na Jordânia ele encontra um membro do time internacional vindo da Austrália, e junto seguem para o Iêmen, onde são recebidos no aeroporto pelo operativo local da missão. Ali no extremo sul do Oriente Médio irão preparar a chegada de uma embarcação, um veleiro único no mundo, réplica de uma embarcação de 2.600 anos atrás, construída segundo detalhes de naufrágio descoberto pelo homem que também encontrou o Titanic, Bob Ballard. A bordo do “Phoenicia” o primeiro desafio é navegar pelas águas infestadas de piratas da Somália, pelo estreito de Aden, em direção ao Kenya, e de lá descer todo continente negro até cruzar o temível Cabo da Boa Esperança. Esta Odisseia milenar vai levar a equipe a enfrentar tubarões brancos, tempestades e ondas de 20 metros de altura, e muitos outros desafios, antes de chegar à Síria, completando a circunavegação da África.
Roteiro do próximo filme do agente 007 James Bond?
Não, apenas o roteiro da próxima viagem do casal Vera e Yuri Sanada, que terá inicio neste sábado, dia 22 de novembro de 2008. Acompanhe esta aventura ao vivo no site www.aventura.com.br, pelo link do Phoenicia Expedition, um projeto do Royal Geographicial Society para o Museu Britânico, com produção de imagens feita por brasileiros.