AVENTURAcomBR

Viva Aventuras, Viagens, Experiências Extraordinárias ao Redor do Mundo e Além!

TURISMO

RIO AMAZONAS DE JUZANTE A MONTANTE

Texto e fotos: Havita Rigamonti

Na maior avenida aquática do planeta, as margens parecem cílios que vão trocando de cor: às vezes verde vivo, em outras, verde escuro. Há momentos que o amarronzado, pelo reflexo da água turva, toma conta do cromo.

Ao pôr-do-sol, o escurecer toma conta dos matizes diurnos que só o astro maior, o Sol, pode mostrar. Isso lembra que a luz denuncia a sombra.

O uníssono e alto barulho do motor se mistura com as centenas de vozes: crianças chorando, outras, brincando no vai e vem do convés. O vento é tão tênue que mal mexe a bandeira no mastro.
O imenso e frio navio parece hipnotizado pelo rio. Segue ali, aparentemente intocável, único. Parece que é o Rio quem passa e não ele que anda. Ou serão os dois? A Hipnose da embarcação, às vezes, parece me envolver lentamente como uma aranha tecendo sua teia. Lembra um veneno lento que devagarinho vai atordoando o incauto: Se não reagir, vou dormir…
O que diria o Líder da nação Manaós sobre este contingente de hoje no Mundo Rio Amazonas? Ajuricaba lutou contra a invasão dos portugueses que tentaram se apossar das terras aquáticas deste Universo. Além disso, o guerreiro uniu várias tribos em defesa da Floresta das Chuvas. Ali já se instigava e se instalava o estresse a quem só conhecia a brisa pacífica do Planeta Verde às bordas das artérias líquidas do Brasil…
A “guerra” pela paz vem de longe. O nome Amazonas é uma homenagem, mais do que digna, as lendárias mulheres guerreiras amazonas encontradas na foz do Rio Iamundá.

Como lanças acuadas, essas guerreiras, cortavam as margens do rio em direção aos invasores do velho mundo que de certa forma, até hoje, buscam “respirar” os límpidos ares das águas abençoadas da Família Amazônica.
Solimões, Negro, Pará, Xingu, Madeira, Içá, Urubu, Branco, Japurá… Para muitos, apenas, mais alguns rios navegáveis, “pescáveis”, usáveis. Para poucos são veias onde corre a seiva sagrada de nossos ancestrais.
Tupi, Aruaque, Caribe, Pano e Jê. Gente do antes que agora ninguém vê.
Navegar pelo Rio Amazonas é uma viagem no sentido amplo da expressão… Só sentindo para saber.
HAVITA RIGAM0NTi
Veja os vídeos e conheça a RPPN
DOCUMENTÁRIOS DE NATUREZA – havitarigamonti.blogspot.com
RESERVA NATURAL GUARAQUEçABA – rppnsebui.blogspot.com

 

 

AVENTURAcomBR

Administrador do AVENTURAcomBR

Deixe um comentário