Dicas para viajar pelo mundo sem ser atingido por terroristas.
Se viajar pelo mundo está mais rápido e fácil (isto é, depois que você consegue passar pela segurança do aeroporto), infelizmente também tem um aspecto moderno que está sempre mudando. Neste mundo conturbado um item tem que ser levado em conta ao planejar qualquer viagem ao exterior: a ameaça do terrorismo.
Seja ele por protesto religioso, ideológico, étnico, ou qualquer outro motivo que incite protestos e ações extremistas. Assim, antes de arrumar as malas, convém se informar das condições no país estrangeiros para a sua nacionalidade. Para nossa sorte, em geral brasileiros são bem vistos, se não por outro motivo, pela fama de país do futebol e do samba, estereótipo que será difícil de perder. Ah, e constantemente ouvimos no exterior, meio que a título de piada, mas com tom de seriedade que só nós brasileiros sabemos como lamentar, que se alguém assaltar um banco ou matar alguém, para o Brasil é o melhor lugar para se refugiar. Samba, futebol e impunidade. De fato temos poucos inimigos lá fora.
Aqui vão algumas dicas para ajudar a preparar sua viagem, e mais abaixo, uma lista dos países que mais ofereceram riscos de terrorismo nos últimos anos.
Os EUA tem um sistema para seus cidadãos em viagem pelo exterior. Eles podem se registrar gratuitamente seus planos de viagem no programa Smart Traveler, e assim o governo poderá ajudá-los em caso de emergência.
- Brasileiros não contam com algo semelhante, mas devem preencher corretamente seu passaporte, com as informações de emergência. Em tempo, certifique-se de ter um passaporte, assinado e válido, e um visto, se necessário, para o país que vai visitar.
- Deixe cópias de itinerário e das páginas de dados do passaporte e do visto com a família ou amigos, para que possam ser contatados em caso de uma emergência.
- Verifique sua cobertura de seguro médico no exterior. Solicite à companhia de seguro médico se a sua apólice se aplica ao exterior, e se ela cobre as despesas de emergência, como evacuação médica. Se não, considere contratar seguro suplementar.
- Familiarize-se com as condições locais e as leis, pois enquanto em um país estrangeiro, você está sujeito às suas leis. O site do governo americano http://travel.state.gov/ tem segurança úteis e outras informações sobre os países que você vai visitar. Atenção, que este site se aplica a norte-americanos, e as leis para brasileiros podem ser diferentes.
- Tome precauções para evitar ser alvo de crime, não usando roupas ou jóias que chamam atenção, e nem apresentando quantidades excessivas de dinheiro. Além disso, não deixe a bagagem desacompanhada em áreas públicas e não aceitam pacotes de estranhos, muito menos em aeroportos internacionais e fronteiras.
- Leve o endereço e fone do consulado brasileiro do país onde vai passar, e contate-os em caso de emergência ou para tirar dúvidas.
- Um dos melhores lugares para pegar atualizações das áreas mais perigosas no mundo é no site do governo americano. Desnecessário dizer que norte-americanos são alvos preferenciais de diversos grupos terroristas, e portanto são muito cuidadosos quando no exterior. Veja o que eles dizem do país para onde prentende ir no link: http://travel.state.gov/
- Bom senso é o que pode te tirar dos apuros no exterior. Evite aglomerações e protestos, e não confie demasiado no que conhece, pois lá fora as regras podem ser estranhas para os brasileiros. Se a segurança é um aborrecimento ao ser revistado nas fronteiras e aeroportos, lembre-se que a sua vida está em jogo também e colabore.
Este é um mapa que ilustra os países (mais) afetados por terrorismo:
Naturalmente a cada mudança política ou econômica mundial também mudam os ventos do ódio e lutas raciais. Assim, um país que nunca teve ação terrorista pode ser alvo de explosões e outros atos ignóbeis. Mas esta lista abaixo indica onde tem movimento que pode por a vida dos turistas em risco. Não é para não viajar para lá, apenas ter cuidado redobrado. Nesta lista não colocamos nosso país, que não tem terrorismo oficialmente, mas que tem peculiaridades como bueiros explodindo, balas perdidas, impunidade rolando solta (até o vice-presidente foi vítima de assalto algum tempo atrás). Nisto nós levamos vantagem em relação a europeus e norte-americanos. Já somos vacinados…
1. Iraque – Sem surpresas. Iraque continua a ser o hotspot do mundo para o terrorismo desde a invasão americana e posterior ocupação do país.
2. Israel / Palestina – Enquanto a “Segunda Intifada” em sua maioria cessou atividades, os israelenses ainda têm que se preocupar com a ameaça do Hezbollah do Norte, e nos territórios ocupados conflitos crescentes continuam a produzir atos de terrorismo .
3. Índia – O país predominantemente hindu tem conflitos com os 300 milhões da forte minoria muçulmana, provocados em grande parte pela disputa do país com o rival Paquistão sobre a província da Caxemira.
4. Nepal – No Nepal é o conflito do governo com os rebeldes marxistas que fornece combustível para o fogo.
5. Rússia – O conflito em curso na Chechénia tornou a Rússia o principal alvo para o terrorismo desde o surto de violência ressurgente que começou em 1999.
6. Paquistão – Parece ser o epicentro da Al Qaeda, com a maioria de sua hierarquia conhecida e capturados que foram capturados no interior da nação.
7. Afeganistão – Na sequência de um curto período de tolerância após a ocupação americana, os afegãos estão agora enfrentando uma revolta Taliban ressurgente, que ameaça envolver o seu governo a lutar em um ciclo cada vez mais vicioso de violência.
8. Tailândia – Um golpe militar, um novo governo, um primeiro-ministro deposto, uma insurgência islâmica, e um aumento nos gastos militares são todas as coisas que não indicam nada de bom para a Tailândia.
9. Bangladesh – Há duas maneiras de olhar para a colocação de Bangladesh nesta lista, é o país mais altamente aterrorizado, ou é um dos lugares mais seguros do sub-continente indiano.
10. Turquia – A Turquia está sofrendo de um crescente sentimento anti-ocidental, e está começando a afetar seu turismo.
11. Argélia – Este país tem sido assolado pela guerra civil desde início dos anos 90 quando o governo militar apoiado cancelou uma eleição parlamentar. Desde então tem sido bombas e balas dos dois lados deixando mais de 200.000 mortos.
12. Filipinas – A longa guerra islâmica separatista no sul não mostra nenhum sinal de desaceleração, e os turistas continuam a ser um alvo principal em sua guerra pela liberdade política.
13. Colômbia – Os cartéis de drogas, gangues criminosas, e os rebeldes de esquerda são a razão da Colômbia é destaque aqui. Seqüestros, assaltos, tiroteios, bombardeios e são características comuns em sua paisagem doméstica.
14. Reino Unido – É o país do primeiro mundo mais atingido pelo terrorismo, que é cultivado em casa, e ostenta uma população de imigrantes que vive em complicada revolta cultural.
15. Arábia Saudita – O centro do mundo islâmico está no auge da ameaça do terrorismo global. Uma monarquia impopular e uma população alienada em meio a torres de petróleo.
16. Indonésia – Lar da maior população muçulmana do mundo e um governo que facilita a “guerra ao terrorismo” americano, é um caldeirão de desastre como destacado pelo aumento da violência.
17. Sri Lanka – A ilha tem sido o lar de uma guerra civil nos últimos 25 anos ou mais, no entanto, um acordo de cessar-fogo intermediado em 2001, deixou a esperança de que a violência iria terminar. As coisas não saíram tão bem, e hostilidades entre os Tigres Tamil e as forças governamentais do Sri Lanka causou a morte de mais de 4.000 pessoas desde que o acordo se desfez em 2005.
18. Estados Unidos – O alvo de boa parte das organizações terroristas do mundo, parece que é o sonho de todos extremista atacar o coração da América. O alto padrão de segurança e investimentos bilionários fazem com que o país não esteja no topo da lista.
19. Espanha – Os atentados de Madrid destacam-se no que tem sido um problema crescente nos últimos anos. A imigração sem controle do norte da África está tornando a Espanha uma sociedade polarizada. Além da ameaça do extremismo islâmico, a Espanha ainda tem problemas com o sempre presente movimento separatista basco conhecido como ETA.
20. Itália – Apesar de não ter tido casos extravagantes de terrorismo como alguns dos outros países mencionados, a Itália ainda está muito à frente de um problema crescente.Um grande descontentamento da população as políticas de imigração e polêmicas levaram a inclusão do país nesta lista.