AVENTURAcomBR

Viva Aventuras, Viagens, Experiências Extraordinárias ao Redor do Mundo e Além!

AMBIENTALISMOAVENTURASDESTAQUEEM PRODUÇÃOEXPEDIÇÕES & AVENTURAS

Palestra sobre a Expedição Rio Amazonas do Gelo ao Mar – Soluções de Eletromobilidade imediata e acessível para povos indígenas e populações ribeirinhas da Amazônia.

Neste sábado, 5 de Agosto, às 14 horas na sala 05 do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém do Pará, palestra com Vera e Yuri Sanada sobre o projeto Rio Amazonas do Gelo ao Mar e sobre o Insituto AfrOrigens, no evento Diálogos Amazônicos.

Este evento é o preparatório para o encontro dos presidentes dos países Amazônicos, na mesma, semana, de 8 a 9 de Agosto.

Entrada livre mediante credenciamento no site do evento: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/assuntos/dialogosamazonicos

Idealizadores do projeto Rio Amazonas Gelo ao Mar, que foi capa do Jornal Washington Post em junho e viralizou em jornais do mundo todo, estarão em Belém para os Diálogos Amazônicos da Cúpula da Amazônia e inspeções nos locais da expedição

Idealizadores do Projeto “Rio Amazonas do Gelo ao Mar”, Yuri e Vera Sanada, estarão em Belém a partir do dia 4 de agosto para inspecionar os locais da expedição no Pará onde serão realizados os eventos e participar dos Diálogos Amazônicos da Cúpula da Amazonia. O projeto, que tem apoio da Clean Seas Campaign e da Earth Odissey e de embaixadores como Tapi Yawalapti, cacique da Etnia Yawalapti do Xingu e a documentarista Celine Cousteau, entre outros, foi capa do Jornal Washington Post em junho e viralizou em jornais do mundo todo. Pela primeira vez, uma equipe profissional de produtores audiovisuais percorrerá toda a extensão do Rio Amazonas a bordo de barcos movidos a energia solar e a pedal, construídos com bioresina e fibras naturais. Yuri Sanada, CEO da Aventuras Produções, acredita que essa viagem pelo Rio Amazonas seja muito mais do que um estudo para ver se ele é mesmo o maior rio do mundo. ‘’Nosso objetivo é defender o uso de energias limpas, reduzir a poluição das águas e, claro, também checar se o Amazonas é o maior rio do mundo, tanto em extensão territorial quanto em volume de água’’, explica o membro do exclusivo Explorers Club de Nova Iorque, do qual fazem parte empresários de sucesso como Elon Musk e Jeff Bezos, além de astronautas e cientistas.

A experiência será documentada para confirmar se o Rio Amazonas é o maior do mundo, tanto em extensão territorial quanto em volume de água. Segundo os ambientalistas, caso confirmem que o Rio Amazonas é, de fato, o maior do planeta, desbancando o Rio Nilo, no Egito, a descoberta irá mudar os livros de geografia no mundo. O casal Sanada possui décadas de experiências em projetos realizados ao redor do planeta, em parceria com entidades reconhecidas internacionalmente, como as expedições que fizeram em uma réplica de um barco fenício do ano 600 a.C., que navegou ao redor da África e através do Oceano Atlântico, e que agora terá um museu dedicado a ele no Rio Mississippi, nos EUA. Ambos também são responsáveis pela produção do primeiro e único filme IMAX brasileiro, o multipremiado Amazon Adventure 3D, exibido em 40 países.

Entre outros projetos, eles são cofundadores do Instituto AfrOrigens, que investiga o caso do naufrágio do navio Camargo, na Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, que trouxe cerca de 500 africanos escravizados de Moçambique para o Brasil em 1852, quando o tráfico já havia sido tornado ilegal. Afundado criminosamente por seu capitão, Nathaniel Gordon, é parte de um documentário que está sendo produzido pela Aventuras e servirá de base para o longa- metragem “Blackbirder”, a ser produzido em coprodução com os Estados Unidos. O projeto conta com a colaboração da Universidade Federal Fluminense e integra as ações do “Slave Wrecks Project”, do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana do Instituto Smithsonian, nos EUA. 

Mais informações sobre a parte do Pará no projeto Rio Amazonas do Gelo ao Mar: http://www.amazonadventure.org

Deixe um comentário