AVENTURAcomBR

Viva Aventuras, Viagens, Experiências Extraordinárias ao Redor do Mundo e Além!

AVENTURAS

Navegadores milenares? O mistério do mapa de Piri Reis.

Enquanto refazemos a rota lendária dos Fenícios ao redor da África, provando ser possível tal feito 2000 anos antes dos descobridores portugueses, trazemos ao portal outra descoberta tão polêmica quanto real, que desafia a história oficial  da humanidade.

Em 1929, um grupo de historiadores encontraram um mapa surpreendente elaborado em pele de gazela. A pesquisa mostrou que era um verdadeiro documento elaborado em 1513 pelo Piri Reis, um famoso almirante da frota turca no século XVI. O problema é que as informações contidas neste mapa autêntico não podiam ser conhecidas naquela época.

O almirante turco, apaixonado por cartografia, era de alto escalão dentro da marinha turca, e isto lhe permitiu ter um acesso privilegiado na Biblioteca Imperial de Constantinopla. Ele admite em uma série de notas sobre a carta que compilou e copiou os dados de um grande número de mapas de origem antiga, alguns dos quais datados do século IV aC ou antes.

O mapa de Piri Reis mostra a costa ocidental da África, a costa leste da América do Sul e a costa da Antártida. O litoral da Antártida é perfeitamente detalhado. O mais intrigante, contudo, não é tanto como Piri Reis conseguiu desenhar o mapa da região Antártica 300 anos antes dela ser descoberta, mas que o mapa mostra o litoral sem a cobertura de gelo atual. Evidência geológica confirma que a última data que Queen Maud Land poderia ter sido mapeada estava coberta de gelo e foi em 4000 aC.

A ciência oficial afirma que a calota de gelo que cobre a Antártida é de milhões de anos. O mapa de Piri Reis mostra a parte norte do continente com traçado anterior ao gelo. Isso faz pensar que o mapa foi desenhado milhões de anos atrás, o que é impossível, pois a humanidade não existia naquela época.

Outros estudos dizem que o último período de estado livre de gelo na Antártida terminou cerca de 6.000 anos atrás, o que é contestado por outros pesquisadores, que colocam a data entre 13.000 e 9.000 aC.

A questão é quem mapeou o Queen Maud Land da Antartida 6.000 anos atrás? Que civilização desconhecida tinha a tecnologia ou a necessidade de fazer isso?

Comparação com mapa moderno.

Em 6 de Julho de 1960 a Força Aérea Americana respondeu ao professor Charles H. Hapgood do Keene College, sobre o posicionamento geográfico do mapa de Piri Reis:


6, July, 1960
Subject: Admiral Piri Reis Map
TO: Prof. Charles H. Hapgood
Keene College
Keene, New Hampshire

Dear Professor Hapgood,

Your request of evaluation of certain unusual features of the Piri Reis map of 1513 by this organization has been reviewed.
The claim that the lower part of the map portrays the Princess Martha Coast of Queen Maud Land, Antarctic, and the Palmer Peninsular, is reasonable. We find that this is the most logical and in all probability the correct interpretation of the map.
The geographical detail shown in the lower part of the map agrees very remarkably with the results of the seismic profile made across the top of the ice-cap by the Swedish-British Antarctic Expedition of 1949.
This indicates the coastline had been mapped before it was covered by the ice-cap.
The ice-cap in this region is now about a mile thick.
We have no idea how the data on this map can be reconciled with the supposed state of geographical knowledge in 1513.

Harold Z. Ohlmeyer Lt. Colonel, USAF Commander

AVENTURAcomBR

Administrador do AVENTURAcomBR

One thought on “Navegadores milenares? O mistério do mapa de Piri Reis.

  • Ademir

    Este mapa é coerente com a tecnologia e conhecimento do início de 1500, e ele contem erros grosseiros, como a representação de Cuba fazendo parte do continente (uma peninsula), o que indica que foi baseado em um mapa feito por Colombo.
    Ao sul, o mapa mostra até a terra do fogo, limite da área conhecida à epoca, e NÃO mostra as ilhas malvinas, descobertas depois.

Deixe um comentário