Palestra “Pocket” para profissionais da Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV
A Aventuras Produções foi convidada pela Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV, a ABPITV, que reune os maiores produtores de conteúdo nacional para Cinema e TV, a compartilhar seus conhecimentos e experiências com o mercado Asiático. O evento aconteceu dia 2 de Setembro de 2014, na seda da ABPITV em São Paulo, com streaming via internet para a sede da ABPITV no Rio de Janeiro e para outros membros conectados em suas produtoras.
Yuri Sanada, que participou recentemente de eventos internacionais, como o Asia TV Forum em Cingapura, e o Shanghai Film Festival, defendeu sua visão que a Ásia, sobretudo pela participação agressiva da China, vai ser tornar o grande centro cultural mundial. Atualmente a China abre um cinema novo por dia, e a cada 10 ingressos de cinema no mundo, um é vendido na China. E esta mudança de eixo econômico pode abrir uma janela de oportunidade para coprodução e distribuição de produções brasileiras para a China e o resto da Ásia.
Yuri Sanada também contou da experiência de diretor, ao ter rodado o longa-metragem Mundo Nikkei, gravado em diversas regiões do Japão e do Brasil. O longa foi lançado nos cinemas dos dois países, como parte das celebrações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008. Durante a preparação do filme, eles produziram também o Nipo Cine Brasil – Mostra de Cinema Brasileiro no Japão, de 2006 a 2008, e a Mostra de Cinema Paulistano em Tóquio, em 2008. Desta maneira compartilharam a cultura brasileira do outro lado do mundo.
Uma ideia apresentada foi usar o bloco econômico BRICS, do qual participam o Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul, para criar uma entidade internacional de produtoras. Esta entidade iria facilitar as coproduções entre os países do BRICS, e alavancar negócios culturais milionários entre estas nações que já são grandes parceiras comerciais.