Deixa chover: projetos de captura de água de chuva.


Mesa de Jardim que coleta água de chuva
Imagem green launches

Cisternas ocupam muito espaço, e nem todo mundo tem um quintal enorme. Este conceito brilhante dobra a função de transformar o seu reservatório de água da chuva em uma mesa de jardim. A superfície inclinada da mesa capta água. Ótimo para quem só precisa de pequenas quantidades de água de chuva, ou como um complemento aos sistemas adicionais.

Encanamento verde
Imagem Seattle Times

Este conceito de calhas transforma um elemento comum em exteriores de prédios em espaço para plantas, ao divergir um pouco da água da chuva para as raízes das plantas ao longo do caminho.

Lush, elegante sistema de coleta de água de chuva
Imagem Inhabitat

CISTA economiza espaço e embeleza seu jardim com um reservatório de água de chuva e vaso em forma de coluna para economizar espaço valioso. A coluna de aço inoxidável armazena até 500 litros de água.

Agua in Situ: Árvores de purificação de água de chuva
Imagem Coroflot

Misturando-se com a natureza e oferecendo uma função potencial de salvar vidas, Agua in Situ é uma estrutura similiar a árvores. A abertura tem a forma de folhas ou as pétalas de uma flor para captar água da chuva, e um filtro de carbono no final de cada torre esteriliza a água para o uso seguro.

Accumuwater Water Tower
Imagem Coroflot

Além de ser escultura de arte, a Accumuwater é uma versão menor do Agua in Situ sem as capacidades de filtragem. As torres de captação de águas pluviais agem de forma independente para aqueles que, por qualquer motivo, não podem usar seus telhados.

Coletor de chuva Skyscraper
Imagem boom design

Quando a água é necessária em grande escala – como já é em muitas áreas do mundo – por que não dedicar um arranha-céu inteiro fazer a coleta de água? “Capture the Rain ‘, por Ryszard Nowak Rychlicki e Agnieszka, tem um telhado em forma de prato e uma concha exterior composta por calhas para fazer exatamente isso.

Pingos de chuva: reutilizando garrafas de 2 litros
Imagem Yanko Design

Desenhado por Evan Gant, o ‘Rain Drops’ pode ser adaptado para uso em áreas em desenvolvimento, onde água fresca  é escassa.

Guarda-chuva invertido & Cadeira Cisterna
Imagem gregortimlin.com 

A cadeira capta água de chuva pelo assento e pelo guarda-sol, e a armazena para ser usada em dias secos.

Coletor Vertical
Imagem treehugger

‘Vert’ é um jardim vertical, uma forma de captação e utilização de água da chuva, para áreas ao ar livre, tudo em uma estrutura simples de madeira. Um chumaço de algodão no topo tira água de um tanque e a conduz as áreas plantadas. Tal sistema permite que se cultivem alimentos em pequenos espaços, sem aumento do uso de água da torneira.

Pétala pessoais de coleta de chuva
Imagem quirky

Mesmo se você não tem um único centímetro quadrado de espaço ao ar livre para chamar de seu, você pode colher água da chuva para uma variedade de usos com o “Drops Petal”, um funil em forma de flor que encaixa nas garrafas de água. 

Hog de água da chuva 
Imagem rainwaterhog.com

Este sistema é mais eficiente que barris de chuva, salvando espaço. Cada unidade de 50 litros é 100% reciclável.

Funis de vidro maciços da Expo Shanghai 2010
Imagem tonylaw

Na Expo Shanghai 2010, funis de vidro maciços embutidos com luzes LED, sobrepostos com estruturas de tendas, serviram a um propósito duplo: aproveitamento de águas pluviais em grande escala, e deixar a luz natural entrar na área sombreada. A água da chuva foi canalizada para um tanque de armazenamento de 7.000 metros cúbicos e utilizada em todo o terreno para regar plantas.

Fonte: Steph Art & Design

 

Compartilhe! Share!
468 ad

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 4 = quatro

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>